11/10/2017

Os cuidados com a pálpebra e os cílios

As pálpebras e cílios protegem os nossos olhos. Especialistas falam sobre terçol, extensão de cílios e blefarite.

As pálpebras e cílios protegem os nossos olhos. É um mecanismo automático: fechamos os olhos como reflexo quando passamos por situações de vento forte, raios solares ou poeira. Além disso, a pálpebra também tem a função de umidificar os olhos. Os cílios mandam para longe qualquer partícula que se aproxima dos olhos.

E como cuidar de cílios e pálpebras? Convidamos a consultora e dermatologista Marcia Purceli para explicar o que é o alongamento dos cílios e os cuidados que devemos ter. O oftalmologista Miguel Padilha falou de cuidados com a região e explicou o que é blefarite e terçol.

Cuidados com a pálpebra e cílios
Todas as doenças de pele se manifestam na pálpebra também. O terçol, por exemplo, é uma inflamação na glândula da pálpebra. Parece uma espinha e é causado por uma bactéria. Pessoas que têm acne frequentemente têm terçol. Quando piora uma crise de acne, o terçol pode aparecer.

Outra inflamação na parte externa da pálpebra é a blefarite. É quando uma pessoa fica com um monte de casquinha perto dos cílios. É comum principalmente em pessoas que ingerem uma quantidade muito grande chocolate, nozes, castanha e amendoim. Isso aumenta a produção de secreção.

Muitas infecções na pálpebra podem ser evitadas. Como? Não coçando os olhos, não compartilhando colírio e nem maquiagem, para diminuir o risco de contágio. Também é muito importante retirar a maquiagem antes de dormir.

Extensão de cílios
A técnica é minuciosa e requer cuidado e precisão cirúrgica. Na extensão de cílios, cada fio precisa ser tratado como se fosse o único. Por isso, o procedimento precisa ser feito em clínicas ou salões especializados. A mais comum é o fio a fio clássico. Ele promove a substituição do rímel, porque ele já deixa o fio mais espesso, mais preto, com uma curvatura bonita.

Uma dica importante é ver fotos dos procedimentos, sem maquiagem, antes de decidir o que fazer. Depois da extensão é preciso seguir alguns cuidados:

– Depois da colocação, não pode molhar os cílios por 12 horas. Depois desse período pode e deve molhar;
– Higienizar bem, todos os dias, mas com muito cuidado para não esfregar os cílios;
– Demaquilantes não são bons. Eles amolecem a cola;
– Não use rímel. Ele vai deixar os cílios pesados e acumular resíduos;
– Nada de curvex;
– Na hora de dormir, cuidado para não pressionar os cílios.

Recomendado para você

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende agora sua consulta