fbpx

27/11/2019

exames de vistas

19 tipos de exames oftalmológicos

Basicamente os exames oftalmológicos servem para descobrir a capacidade visual do paciente. Para um oftalmologista, numa simples olhada, é possível visualizar, de maneira superficial, se seus olhos estão com boa saúde ou não. Entretanto, uma olhada por cima não é o suficiente.

Os olhos escondem muitas doenças silenciosas, pois além de alertar para doenças oculares, os exames oftalmológicos são igualmente essenciais para a detecção de outras doenças, tais como diabetes, presença de tumores, hipertensão arterial dentre outras. Contudo, para o funcionamento saudável dos olhos, exames oftalmológicos de prevenção são primordiais. Chamados também de exames de vistas, são tão importantes quanto qualquer outro tipo exame de saúde.

Se prevenir é remediar, então todo cuidado é pouco, afinal cuidar dos olhos requer pequenas ações diárias.

Piscar, por exemplo, é um gesto automático do corpo. Surpreendentemente natural. Não nos damos conta de que piscamos aproximadamente de 15 a 20 vezes por minuto. Você já percebeu isso? Ou, pelo contrário, notou que ficou muito tempo sem piscar? É provável que nunca tenha prestado atenção nisso. O simples ato de piscar garante a lubrificação dos olhos, que é primordialmente a proteção dos olhos de várias doenças.

Entretanto, não percebemos que alguns gestos não são saudáveis para os olhos. Além de passarmos mais tempo em frente a diversos tipos de telas, seja celular, tablet, computador ou TV, a poluição das cidades também nos faz coçar mais vezes os olhos quando irritados.

Sintomas

Normalmente, procuramos o oftalmologista quando já encontramos algumas dificuldades de enxergar. Os sintomas mais comuns são:

  • Visão embaçada;
  • Visão turva;
  • Sensibilidade à luz;
  • Ardência ou vermelhidão nos olhos;
  • Dores de cabeça;
  • Enjoos.

Caso você apresente algum desses sintomas, está na hora de buscar ajuda com um oftalmologista.

Tipos de exames oftalmológicos

São vários os tipos de exames de vistas, cada um focado nos sintomas apresentados na consulta. Só para ilustrar, no Instituto de Olhos Eduardo Paulino, investimos na melhor infraestrutura, com equipamentos de última tecnologia, sempre atentos ao que de mais novo o mercado oferece e o  paciente tem à disposição 19 tipos de exames oftalmológicos

São eles:

  1. BAT/SSM (Bright Acuity Test)
  2. Campo visual
  3. Filme lacrimal | tempo rotura | DTA
  4. Gonioscopia
  5. Microcospia especular
  6. PAM
  7. Pentacan
  8. Teste ortóptico
  9. Topografia corneana
  10. Visão sub-normal
  11. Biometria
  12. Curva tonométrica
  13. Foto biomicroscópica
  14. Mapeamento de retina
  15. OPD
  16. Paquimetria ultrassônica
  17. Retinografia
  18. Tomografia de coerência óptica OCT
  19. Ultrassonografia ocular

Em resumo, cuidar dos olhos deve fazer parte de seus exames de rotina anual. Agende sua consulta e mantenha a saúde de seus olhos.

Recomendado para você

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende agora sua consulta