whatsapp - Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Como manter seus olhos saudáveis - Eduardo Paulino

Como manter seus olhos saudáveis

23 de fevereiro, 2017

É preciso proteger e cuidar do nosso órgão sensorial mais importante. Há muito o que levar em consideração a esse respeito.

 
Nossos olhos são constantemente expostos a uma série de fatores ambientais que podem irritá-los– poeira, raios UV, partículas estranhas e tantas outras coisas. É por isso que consideramos importante conhecer tudo aquilo que faz bem para os nossos olhos, assim como o que pode prejudicá-los. Veja a seguir algumas dicas úteis:
Nossos olhos são a janela para um mundo de antes. Eles nos permitem apreciar o sorriso de uma criança, o fascinante mundo das artes e as belezas indescritíveis do nosso planeta. Quando se trata de tamanho, confiabilidade, desempenho óptico, adaptação às mudanças de luminosidade, consumo de energia e sustentabilidade, nossos olhos ofuscam até mesmo a melhor das máquinas fotográficas. Portanto, é praticamente desnecessário dizer que devemos cuidar muito de nossos olhos. Abaixo você encontra um resumo do que fazer e não fazer:

Checkups preventivos

Desde nosso nascimento, os olhos deveriam receber uma atenção especial. Particularmente, nos casos de crianças prematuras e daquelas cujos irmãos sofrem de estrabismo e ametropia. Toda a criança deve ser examinada por um oftalmologista entre 6 e 12 meses de idade, bem como entre os 30 e 42 meses. As crianças que são obrigadas a usar óculos desde muito cedo devem fazer exames regularmente. Motoristas que ficam muito tempo na estrada devem fazer exames anuais para manter um controle da acuidade visual, campo de visão, visão colorida, bem como a sensibilidade à luz intensa.
Para a maioria das pessoas, é importante fazer exames regulares, a partir dos 40 anos, para verificar a presença de glaucoma; para pacientes de alto risco, é importante iniciar o controle antes, a partir dos 20 anos. Os exames devem ser realizados, preferencialmente, a cada dois anos. A partir dos 55 anos, a mácula deve ser examinada regularmente, de preferência uma vez por ano, para garantir um diagnóstico precoce de qualquer degeneração macular relacionada à idade. Fumantes ou pessoas que passam muito tempo sob o sol correm maior risco.

Proteção contra raios UV

Qualquer pessoa que passa muito tempo sob o sol sem proteção adequada corre o risco de sofrer queimaduras, disso todo mundo sabe. Há uma coisa que muitas pessoas não sabem, no entanto: a córnea também pode sofrer queimaduras, causando a chamada “cegueira de neve” ou “queimadura de flash”. Se isso ocorrer, as terminações nervosas da córnea ficam expostas. Os sintomas incluem dor intensa, extrema sensibilidade à luz e ardor nos olhos, que ficam vermelhos e lacrimejantes. Em alguns casos, pode até levar à deficiência visual. A longo prazo, a exposição aos raios UV pode levar ao espessamento da conjuntiva e à catarata, assim como a um aumento do risco da degeneração macular. Por isso, é importante usar óculos que filtrem a luz UV corretamente. Os óculos de sol devem ter um mínimo de proteção UVA/UVB de UV 400. Isso garante o bloqueio dos raios nocivos da luz na faixa ultravioleta. Dica: óculos de lentes grandes são melhores do que os menores. Os pequenos permitem que a luz entre por cima e pelos lados da armação. Óculos escuros são necessários ao dirigir conversíveis, andar de patins ou bicicleta.

Ar puro

O ar puro não é apenas benéfico para os pulmões, coração e vasos sanguíneos. As córneas de seus olhos também captam oxigênio diretamente do ar. Por que fazem isso? Porque elas não têm suprimento próprio de oxigênio. Ao estar em uma sala enfumaçada e abafada devemos frequentemente aliviar os olhos pegando um pouco de ar fresco. Além disso, usuários de lentes de contato devem ter um “dia do óculos” de vez em quando, para dar um descanso aos olhos.

 Computador

Estudos tem comprovado que períodos intensos de trabalho de frente a um computador e com os olhos fixos na tela, deixam os olhos muito secos porque piscamos com muito menos frequência. Por isso é importante fazer intervalos regulares, dando um descanso aos olhos. Desvie o olhar da tela e olhe para pontos distantes dela, abra e feche os olhos de vez em quando e faça um esforço consciente para piscar. Também pode ajudar a relaxá-los. Todas essas dicas vão ajudar a distribuir perfeitamente o filme de gordura que protege os olhos.

Higiene

Os olhos são uma parte do nosso corpo, isso é óbvio. Mas isso também significa que você deve sempre lavar as mãos antes de tocar ou esfregar os olhos.

Cosméticos

Quem gosta de usar maquiagem deve usar apenas produtos antialérgicos e sem conservantes. Produtos que irritam os olhos agridem a película protetora de gordura da córnea. A noite, é importante lembrar-se de remover o rímel, delineador e sombra de seus cílios e pálpebras.

Cremes para a região dos olhos

Quem usa cremes para a região dos olhos deve primeiro se informar muito bem porque os produtos não devem conter óleos. Eles podem romper o filme lacrimal e causar alergias. Evite aplicar cremes faciais diretamente na área ao redor dos olhos.

Partículas estranhas

As partículas estranhas podem danificar a córnea e fazer com que a parte interna do olho inflame. Mas tenha cuidado: se uma partícula estranha perfurar a córnea, ela fechará. O dano pode não mais ser visível externamente. Se você esfregar seus olhos nesta condição, poderá causar pequenas lesões e escoriações, por isso é essencial que você consulte um oftalmologista. Se necessário, seu oftalmologista removerá as partículas estranhas e receitará medicamentos para aliviar a inflamação e a dor.

Queimaduras químicas

Corrosões são, frequentemente, causadas por ácidos ou soluções alcalinas, encontradas no calcário ou produtos de limpeza doméstica. A membrana ocular ou a córnea podem ser lesadas diretamente. O olho deve ser imediatamente lavado, para se retirar as substâncias com a lavagem ou diluí-las. Caso não haja solução aquosa esterilizada ao alcance, lavar preferencialmente com água mineral ou da torneira. Em seguida, procurar um oftalmologista imediatamente!

POSTS RECOMENDADOS

Oftalmologista aponta doenças que podem comprometer a visão - Eduardo Paulino

Oftalmologista aponta doenças que podem comprometer a visão

Condições podem comprometer região do olho e a própria visão   Tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo e até predisposição...

Veja o post
Selo ONA - Eduardo Paulino

Selo ONA

O Instituto de Olhos Eduardo Paulino, recebeu a Certificação de Acreditado Pleno ONA (Organização Nacional de Acreditação). O certificado...

Veja o post
Casos de sífilis ocular aumentam no Brasil. - Eduardo Paulino

Casos de sífilis ocular aumentam no Brasil.

Variação da doença pode trazer complicações sérias e até perda da visão se não for detectada e tratada de...

Veja o post

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta

CONVÊNIOS

Convênio MED ABMD – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio AMAFRESP – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio AMBEP – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio  BRADESCO SAÚDE – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio CAASP – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio CABESP – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio CASSI – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio CRECISP – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
 Convênio Caixa de previdência de Cubatão – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio GAMA SAÚDE – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio ITAU SAÚDE – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Mediservice – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio NIPOMED – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Saúde Petrobras – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Porto Seguro – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Postal Saúde  – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio SINPRAFARMA – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Sul América – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Unimed – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Unisaúde  – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio VIVEST – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio bem.care – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
 Convênio FSFX – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio SINCOMERCIARIOS – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
 Convênio Dr Benefício – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio CAPEP SAÚDE – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino
Convênio Cartão Fidelidade – Instituto de Olhos do Eduardo Paulino

CONVÊNIOS