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03/03/2020

Alimentação para os olhos

Existe realmente uma alimentação saudável para os olhos?

Antes de mais nada, é inegável que o assunto sobre alimentação saudável chegou para ficar. 

A conscientização sobre os males dos alimentos ultraprocessados chegou com o boom sobre os benefícios dos alimentos in natura e orgânicos. Temos programas de TV, revistas, canais no Youtube, discussões das mais diversas que nos mostraram como é possível prevenirmos diversas doenças através de uma alimentação saudável. 

Por ser um assunto muito falado, simultaneamente, é normal que exista uma certa confusão em relação à ele. 

Por isso, vamos começar do início. 

O que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável

De forma sucinta, a alimentação saudável é a ingestão de alimentos que contém os nutrientes necessários para que o nosso corpo se desenvolva. 

Os nutrientes são a fonte de energia de todo o corpo humano e podem ser divididos em:

  1. Macronutrientes: necessários em quantidades maiores.
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Lipídios

 

  • 2. Micronutrientes: necessários em quantidades menores. 
  • Vitaminas;
  • Minerais.

Resumindo, cada pessoa precisa diariamente de nutrientes para manter sua função orgânica, o corpo em equilíbrio, além da manutenção das atividades diárias. 

Benefícios de uma dieta saudável 

Os benefícios da alimentação saudável: Longevidade

Alguns exemplos ao adotar uma dieta saudável são: 

  • Previne a obesidade;
  • Combate o envelhecimento da pele;
  • Previne doenças cardíacas;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a memória e o humor.

Os benefícios em manter uma dieta saudável está diretamente ligada à nutrição, saúde, bem-estar físico e mental. 

Então, respondendo a pergunta do título do texto: Existe realmente uma alimentação saudável para os olhos?

 

Alimentação saudável e a visão

Benefícios da alimentação saudável

A falta de determinados nutrientes no corpo podem, de fato, afetar a saúde dos seus olhos

Portanto, não é mito quando lemos que uma alimentação saudável faz bem para os olhos. Ela é uma das responsáveis pela a prevenção de doenças oculares tais como a catarata, glaucoma, doença macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.  

Para auxiliá-lo, veja abaixo uma lista com alguns alimentos que são importantes para a saúde dos seus olhos. 

Peixes: fontes de Ômega 3 e das vitaminas A,B,D e E. Sardinha, bacalhau, salmão e atum.

Frutas: ricas em carotenoides, que previne a deterioração da mácula, responsável por nos permitir enxergar cores. Frutas com pigmentação amarela tais como laranja, maçã, mamão papaia e frutas vermelhas, como amora, framboesa, mirtilo, morango e cereja. 

Legumes: fontes de luteína e vitamina A. Cebola, batata-doce, cenoura e alho. 

Verduras: alimentos ricos em luteína e zeaxantina que ajudam na percepção de brilho e facilitam a visão à distância. Couve, espinafre brócolis. 

Ovos: fonte de luteína e zeaxantina . Reduz o risco de degeneração macular em idosos.

Óleo de linhaça: fonte de vitamina E e dos ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Combate o olho seco, problema muito comum em pessoas de mais idade. 

Azeite Virgem: rico em ômega 3. Previne a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão.

Em resumo, manter uma alimentação saudável ajuda consideravelmente a saúde dos seus olhos.

Ficou com alguma dúvida? 

Consulte seu oftalmologista. 

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