fbpx

04/12/2019

Óculos de sol: Cuidar e proteger os olhos

Óculos de sol: cuidar e proteger os olhos no verão

Quando você pensa em óculos de sol, o que vem a sua mente em primeiro lugar: estar na moda ou sua saúde?

Parecem perguntas bobas e você dirá “saúde em primeiro lugar!”, afinal todos dizemos isso não é? Agora uma outra pergunta.

Assim como a preocupação com os efeitos do sol sob a pele, em que campanhas nos alertaram sobre os benefícios do protetor solar e hoje seu uso é largamente difundido, e se tivéssemos a mesma preocupação com os olhos da mesma forma que temos com a pele?

Siga lendo o post e saiba por que o uso do óculos de sol correto é benéfico a saúde ocular.

Já pintou o verão

Verão anda de mãos dados com atividades ao ar livre.  Passar o dia na rua, praia, piscina, sol, altas temperaturas. Conseguimos imaginar tudo o que o a palavra verão carrega: festas, amigos, alegria, férias. Porém, existem consequências a exposição ao sol e nos atentarmos para algumas delas ações redobradas são exigidas.

Óculos de Sol: Estética x Saúde

O uso do óculos de sol não deve ser meramente estético e é necessário que se pense nos efeitos que seu uso produz aos olhos. Sem a proteção dos filtros ultravioletas que o óculos de sol possui, as ao efeitos ao utiliza-lo de forma inadequada pode ser fatal para sua saúde ocular a longo prazo. Portanto, sua importância vai além do “estar na moda”.

Além de possibilitar a sensação de conforto ocular, o óculos de sol protege os olhos da luz excessiva. Ao coloca-lo, a visão é escurecida e consequentemente a pupila dilata evitando assim que a luz machuque os olhos. O “X” da questão é a fração ultravioleta de luz que é invisível aos olhos humanos.

A micro luz, ou a fração ultravioleta, queima os tecidos do fundo dos olhos e lentamente, causa o que chamamos de degeneração macular.

O que é?

Degeneração macular é a perda da área nobre da visão, local onde está localizado a formação dos detalhes e imagens. Ao lesar esta parte do olho, ocorre a perda da visão central, ou seja, perde-se a captação de detalhes visuais.

O que causa?

Doenças genéticas, como diabetes, e a idade são fatores que causam a perda progressiva da visão. Contudo, usar um óculos de sol sem o filtro que protege a mácula, pode, no decorrer de muitos anos, provocar alterações maculares, levando a dificuldades de visão ou a possibilidade de perda total da vista.

O óbvio

Portanto, atentar-se a origem do óculos de sol e adequá-lo à sua necessidade é tão importante quanto usar protetor solar e manter-se hidratado.

 

Marque uma consulta com seu oftalmologista.

Recomendado para você

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende agora sua consulta