Os sentidos funcionam de maneira complementar e não isolada, mas visão ocupa um lugar de destaque em relação ao tato, olfato, paladar e audição.
Sem ela, os outros sentidos recebem as informações de percepção com maior dificuldade. Geralmente, a sociedade conhece as pessoas que não possuem dificuldade visual ou que podem melhorar seu déficit visual com óculos, ou lentes, e as que não tem visão (cegas), esquecendo-se do grupo que possui visão subnormal. É importante diferenciar o indivíduo que não possui nenhuma visão e o que possui baixa visão.
Uma pessoa tem baixa visão ou visão subnormal, quando os recursos tradicionais, como lentes de contato, óculos comuns, intervenções clínicas e cirúrgicas, não podem lhe dar uma visão nítida. Necessita-se, portanto, de recursos especiais e orientações para que ela realize suas atividades e melhore sua qualidade de vida.
Eis alguns procedimentos que poderão ser realizados para modificar a casa e facilitar a vida de uma pessoa com Visão Subnormal.
Através destas pequenas mudanças poderá ser encontrada a solução de uma vida independente para a pessoa com deficiência visual que é capaz de realizar tarefas simples além de cooperar para um momento de satisfação e manutenção de sua autonomia.
“Há duas formas para viver a sua vida: uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre”. Albert Einstein
Por: José Mulser
As férias escolares são um momento especial para as crianças, repletas de diversão e atividades ao ar livre. Contudo,...
Veja o postO próximo Rock in Rio – que acontece de 27 a 29 de setembro e de 3 a 6...
Veja o postPor: José Mulser Bianca Ribeiro e Daniel Davoli criaram aplicativo com a vocalização das espécies: o “Bem-te-ouvi”. A paixão...
Veja o postSe você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta