Praias, piscinas, aglomeração de pessoas…. Tudo isso aumenta os riscos de pegar a doença nesta estação
No verão, cresce a probabilidade de contrair conjuntivite. A explicação é simples: as pessoas praticam mais atividades ao ar livre, frequentam locais com grande circulação de pessoas, como praias, clubes e piscinas. Ou seja, o contato direto entre elas é maior. Por isso, confira algumas dicas valiosas para fugir dos surtos típicos do calor:
E se eu pegar conjuntivite?
A principal orientação é consultar um oftalmologista para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado, com a indicação correta de medicamentos. O médico também fornecerá um atestado para se ausentar do trabalho (ou da escola) por alguns dias, a fim de evitar a transmissão. Vale lembrar que a automedicação é perigosa, pois só um médico é capaz de identificar a causa da conjuntivite (bactéria, vírus ou agente tóxico) e indicar o tratamento apropriado.
Como tratar o problema?
A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, a membrana transparente que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Na maioria das vezes, ela é causada por vírus e é autolimitada, ou seja, vai embora sozinha e os sintomas desaparecem em até 15 dias. Mas, se o quadro for desencadeado por bactérias ou um agente tóxico, é necessário recorrer a medicamentos específicos. Para amenizar os sintomas e aumentar o conforto visual, é recomendável fazer compressas com gaze e soro fisiológico gelado, além de usar colírio lubrificante, de preferência, sem conservantes, pois são menos tóxicos para a córnea.
E se não tratar, o que acontece?
Algumas conjuntivites podem gerar complicações à córnea e comprometer a visão, por isso, é importante seguir as orientações do oftalmologista.
Por: José Mulser
Cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com a perda da visão ou com a...
Veja o postA Retinose Pigmentar é um grupo de distúrbios genéticos que afetam a retina, e causa uma degeneração da visão....
Veja o postMais de 6 milhões de brasileiros possuem deficiência visual, porém em 80% dos casos a cegueira poderia ter sido...
Veja o postSe você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta