Morando num país tropical como o Brasil, com um clima quente durante quase o ano inteiro, é difícil resistir a um banho de piscina.
Morando num país tropical como o Brasil, com um clima quente durante quase o ano inteiro, é difícil resistir a um banho de piscina.
Depois de alguns mergulhos, notamos que os nossos olhos vão ficando vermelhos, havendo ou não incômodo. Mas por que isso acontece?
Você deve ter pensado no excesso de cloro e outros produtos químicos utilizados para limpar a piscina, mas este não é exatamente o motivo. Segundo um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a razão dos olhos vermelhos é a presença de suor e urina na água. Sim, urina nos olhos.
O estudo ainda ressaltou que é muito mais fácil ficar com os olhos vermelhos em piscinas com grande concentração de pessoas, como em clubes, condomínios, hotéis ou parques aquáticos. Nesses lugares, as pessoas parecem se importar menos com a higiene do local.
O erro é acreditar que o cloro tem o poder de matar os microrganismos assim que entra em contato com eles. Embora sua função seja limpar a água, ele acaba se ligando às substâncias que tenta eliminar, produzindo compostos químicos irritativos que podem causar incômodo no nariz e coceiras na pele, além da vermelhidão nos olhos.
O mesmo vale para a transmissão de doenças infecciosas, como a conjuntivite. Por isso, se puder, evite piscinas coletivas. Mas caso não seja possível, use óculos para mergulho e proteja os seus olhos.
Antes de mais nada, é inegável que o assunto sobre alimentação saudável chegou para ficar. A conscientização sobre os...
Veja o postHome Office, EAD, call com amigos e família! O aumento do uso de aparelhos eletrônicos se tornou praticamente inevitável...
Veja o postO Instituto de Olhos Eduardo Paulino e a Clínica Refraktum abrem inscrições para oPrograma de Residência Médica em Oftalmologia...
Veja o postSe você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta