A Retinose Pigmentar é um grupo de distúrbios genéticos que afetam a retina, e causa uma degeneração da visão. Como resultado o indivíduo sofre uma perda progressiva da visão até evoluir para cegueira total. Mas agora a empresa britânica GenSight Biologics recebeu autorização para executar testes de um novo tratamento baseado em optogenética, para tentar curar esse tipo de cegueira.
A técnica optogenetic consiste em manipular certos genes para determinadas áreas do cérebro que interpretam a luz. O que os pesquisadores pretendem fazer é aplicar a técnica no olho e manipular o gene que controla a camada de células ganglionares da retina. Esta terapia é a inserção de genes algas nas células e transformá-las em fotorreceptores. As algas em questão pertencem à variedade chamada Chlamydomonas renhardtti. Elas são organismos unicelulares com um mecanismo que permite buscar a luz solar para a fotossíntese. A ideia, portanto, é que o gene das algas transplantadas para o olho humano servem para ajudar a recuperar parte da capacidade de visão.
Os voluntários que participam dos testes devem atender a vários requisitos, incluindo não ser completamente cego e ainda ser capaz de ver, pelo menos, cinco dedos a uma distância de um metro.
Por: José Mulser
Os antigos deram o nome de catarata a opacificação da lente natural dos olhos chamado de cristalino (que fica...
Veja o postA Estereoscopia ou visão de profundidade, ou ainda imagem 3D, é um fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa...
Veja o postEspecialista explica as causas da contração involuntária e repetitiva das pálpebras e o que deve ser feito se o...
Veja o postSe você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta