O retinoblastoma é um câncer que se desenvolve na retina, o tecido ocular responsável por captar a luz e enviar informações visuais para o cérebro. Ele ocorre predominantemente em crianças, geralmente antes dos cinco anos de idade, e é uma das formas mais comuns de câncer ocular infantil.
Causas
O retinoblastoma é frequentemente causado por mutações genéticas que afetam o gene RB1, responsável por controlar o crescimento celular na retina. Essas mutações podem ser hereditárias ou ocorrer de forma espontânea. Em casos hereditários, há uma predisposição genética ao retinoblastoma, e as crianças nascem com uma cópia alterada do gene RB1. Nas formas não hereditárias, as mutações ocorrem após o nascimento.
Sintomas
Os sintomas podem variar, mas os pais e cuidadores devem estar atentos a sinais como:
Diagnóstico e prevenção
O diagnóstico precoce é o melhor caminho para garantir um tratamento adequado. Por isso, os cuidados começam ainda na maternidade, onde todo recém-nascido deve ser submetido ao Teste do Olhinho com até 72 horas de vida. O Teste do Olhinho deve ser repetido pelo pediatra ao menos duas vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida da criança.
Para ampliar a proteção da saúde ocular, recomenda-se ainda que bebês de 6 a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo, que deve ser repetido entre três e cinco anos.
Tratamento
O tratamento do retinoblastoma apresentou grande avanço nas últimas décadas. As taxas de cura são superiores a 90% com o diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Em caso de confirmação de diagnóstico, a criança iniciará o tratamento, que depende de vários fatores, como: localização e tamanho do tumor, disseminação além do olho e possibilidade de preservação da visão. Podem ser adotados diferentes procedimentos, como quimioterapia, terapia focal e métodos cirúrgicos.
De olho nos olhinhos das crianças
A conscientização sobre os sintomas e a importância dos exames oftalmológicos regulares são cruciais para garantir que o retinoblastoma seja detectado precocemente e tratado com sucesso.
Se você ainda tem dúvidas ou identificou alguma anormalidade nos olhos do seu filho(a), entre em contato conosco e agende uma consulta pelo telefone (13) 3477-9000 ou WhatsApp (13) 98111-4242.
O artista sul-africano Philip Barlow criou uma série de obras em que reproduz como é a visão das pessoas...
Veja o postSegundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 mil crianças ficam cegas todos os anos, sendo...
Veja o postProblemas de visão podem influenciar o rendimento escolar. Na hora de voltar às aulas, lembre-se que a avaliação oftalmológica...
Veja o postSe você tiver alguma dúvida, ligue para nós (13) 3477-9000 ou agende uma consulta